Abono Salarial 2018

Como você mesmo sabe, trabalhar com a carteira assinada é seguro e garante vários benefícios trabalhistas como o FGTS e o Abono Salarial 2018, este que é conhecido simplesmente como PIS/PASEP. Embora muitas pessoas pensem que se trata de uma única e mesma coisa, na verdade são dois programas direcionados a públicos específicos. O PIS 2018 beneficia os trabalhadores que atuam na iniciativa privada e o PASEP aos servidores públicos, em ambos os casos os beneficiados devem receber até dois salários mínimos mensais para ter o direito de receber o Abono.

Abono Salarial 2018 - Calendário e extrato do PIS 2018
Abono Salarial 2018 – Calendário e extrato do PIS 2018

Calendário Abono Salarial 2018

É de praxe o Governo Federal lançar anualmente o calendário de pagamento do Abono Salarial que vigora até a finalização de todos os pagamentos e depois o substitui por outro atualizado.

O calendário PIS 2018 é organizado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, ou seja, você deve conferir a data de acordo com o mês em que você nasceu.  Veja a seguir como funciona a Tabela do PASEP.

Calendário PIS 2018
Calendário PIS 2018 – Tabela PIS 2018 de pagamentos do Abono Salarial

Confira também a tabela de janeiro, lançada pelo Governo Federal, do Seguro Desemprego.

Novas Regras Abono Salarial

Recentemente, o Abono Salarial 2018 passou por alterações no pagamento onde os trabalhadores começam a receber, a partir de 2016, o valor proporcional ao tempo de trabalho realizado. Até o ano passado, independente se o trabalhador havia exercido suas atividades durante 2 meses, 5 ou 10 meses, por exemplo, todos recebiam um salário mínimo vigente.

Continue comigo neste artigo que irei mostrar como funciona o Abono Salarial 2018 (PIS/ PASEP) e saiba como sacar o seu benefício.

Quem tem direito ao Abono Salarial 2018

É importante salientar que nem todos os cidadãos tem direito ao benefício do abono PIS/PASEP. Somente terão direito ao abono os trabalhadores que se enquadrarem nas seguintes regras:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP há 5 anos ou mais;
  • Ter, no ano anterior, pelo menos 30 dias de carteira assinada;
  • A média de salários do ano anterior não pode superar a faixa de 2 salários mínimos;
  • A empresa ou repartição em que o trabalhador teve a carteira assinada precisa ter informado os dados do cadastro PIS do trabalhador para o Ministério do Trabalho, através do documento conhecido como RAIS

Somente os trabalhadores que se enquadrarem em todas as regras acima terão direito a receber o abono salarial. Além disso, existe uma diferenciação entre os servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada:

  • Servidores públicos recebem o benefício pago pelo Banco do Brasil, e as datas de saque são estabelecidas pela tabela do PASEP 2018;
  • Trabalhadores da iniciativa privada recebem o dinheiro pela Caixa Econômica Federal, e as datas de saque são estabelecidas pela tabela do PIS 2018.

Tabela Abono Salarial 2018

Já no calendário PASEP 2018, as datas de pagamento são definidas de acordo com o final do número do cadastro no programa, o qual é iniciado em 0 e se encerra em 9. Vale lembrar que tanto no Calendário quanto na Tabela existe uma data final que se refere ao prazo em que o beneficiário deve sacar o seu Abono.

Consulta Abono Salarial 2018
Consulta Abono Salarial 2018 – Consulta pelo portal do Ministério do Trabalho

Em outras palavras, se você não realiza o saque dentro do prazo estipulado perderá o Abono do ano, pois o Governo geralmente não prorroga o prazo. Este ano houve uma exceção: os beneficiários que não sacaram o Abono referente ao ano-base 2016 e o exercício de 2017/2018 tiveram o prazo prorrogado para o dia 30 de dezembro de 2018. Se você não sacou poderá conferir com segurança no site da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego através deste link (http://abonosalarial.mte.gov.br/).

De acordo com o CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) mais de 1,2 milhão de trabalhadores deixaram de sacar o Abono Salarial, e por isso terão mais uma chance para recebê-lo.

Como sacar o Abono Salarial

Para sacar o seu PIS/PASEP será necessário apresentar um documento de identidade com foto, Carteira de Trabalho e o número do seu PIS ou do seu PASEP. Se você está inscrito no PIS deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, Correspondentes Caixa Aqui ou Casas Lotéricas para receber o seu Abono, e para receber o PASEP deverá se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou algum de seus correspondentes.

E, para fechar, não custa lembrar que o valor do Abono Salarial é proporcional ao tempo de trabalho, sendo que quem trabalhou durante os últimos 12 meses irá receber integralmente um salário mínimo e quem trabalhou menos meses receberá um valor correspondente menor.

Suas dúvidas foram esclarecidas? Deixe o seu comentário abaixo.