Cadastro PIS/PASEP – Como se Cadastrar no PIS

O PIS 2018 conhecido como um dos maiores programas de Integração Social do Governo Federal oferece a milhares de cidadão brasileiros a oportunidade de receber o 14º salário do trabalhador, conhecido também como Caixa Abono Salarial. Entretanto, para o trabalhador ter direito a receber o seu abono salarial, é necessário que ele tenha feito o Cadastro PIS, para a obtenção do número de identificação Social (NIS). Para tirar suas dúvidas sobre o Cadastro PIS, preparamos esse guia, com tudo o que você precisa saber para se cadastrar no PIS.

Cadastro PIS PASEP
Cadastro PIS/PASEP

Documentos necessários para se cadastrar no PIS

O cidadão que deseja realizar o seu Cadastro no Programa de Integração Social, antes de tudo, precisará ter esses dados em mãos:

  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Número do CPF;
  • Data de nascimento;
  • RG ou carteira de habilitação.

Como se cadastrar no PIS?

Para se cadastrar no PIS/PASEP, é necessário procurar uma agência da Caixa Econômica Federam com os documentos citados acima em mãos. Em uma agência da Caixa, solicite o cadastramento no programa de integração Social – leva apenas alguns minutos para realizar o seu cadastro, e com o número em mãos, você já poderá agendar sua carteira de trabalho.

Como cadastrar o PIS pela internet?

O cadastro do PIS também pode ser feito através do portal do DATAPREV, para isso basta apenas ter acesso a internet, e seguir esses passos:

Cadastro PIS pelo Dataprev
Cadastro PIS pelo Dataprev
  • Acesse o site dataprev.gov.br;
  • Acesse a opção ” inscrição”;
  • Em seguida clique na opção filiado;
  • Preencha todos os dados solicitado;
  • Em seguida você receber o número do seu PIS (Programa de Integração Social)

Imprima o seu número de identificação Social, e com ele, você estará apto a fazer a sua carteira de trabalho (CTPS). Para ter direito a receber o abono Salarial Caixa, é necessário ter cadastro no PIS por pelo menos 5 anos.

Cadastro PIS pelo empregador

No caso de admissão em emprego formal (CLT), o cadastro do PIS é feito pelo o próprio contratante do funcionário, neste caso o empregador, realiza o cadastro através da Caixa Econômica Federal, o mesmo pode realizar o cadastro de duas formas, a primeira é através da “Conectividade Social”, pode ser feito em lote ou por um acesso realizado direto da empresa no sistema da Caixa.

O cadastro realizado em lote o empregador gasta menos tempo, pois efetuar o cadastro de todo o seu quadro de funcionários de uma única forma, depois de realizar o cadastro a Caixa Econômica Federal tem 5 dias para voltar a resposta ao empregador.

Clique e acesse a página de cadastro do PIS pelo Empregador.

Cadastro NIS pelo Empregador
Cadastro NIS pelo Empregador

Veja também: Calendário de pagamentos do PIS 2018.

Agora se a sua empresa é pequena e tem poucos funcionários você pode fazer o cadastro de cada um individualmente, através do sistema chamado Conectividade Social, para isso é necessário que solicite a permissão na própria agencia da Caixa Econômica Federal.

Através do aplicativo Conectividade Social é possível realizar consultas CRF, Edital eletrônico, acompanhamento do FGTS, depósitos recursal entre vários outros serviços disponibilizado através da própria Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br).

O que é Abono Salarial?

Esse benefício é direcionado a trabalhadores que trabalham em empresas privadas e que recebem mensalmente até 2 salários mínimos vigente nacional, os trabalhadores são contemplados com o programa em uma data especifica que é disponibilizada através de um calendário de pagamento que é divulgado anualmente pela a Caixa Econômica Federal.

Esse calendário estrutura os pagamentos do PIS através do mês de aniversário do beneficiário, a estratégia de pagamento foi para organizar e evitar filas imensas nas agências bancarias.

Desta forma, o PIS 2018 é um incentivo ao trabalhador brasileiro para continuar trabalhando de carteira assinada, atendendo todos os requisitos do programa o mesmo conta com um salário a mais durante o ano para complementar o seu orçamento.

PIS 2018

O PIS 2018 é um programa do Governo Federal criado em 1980 com o intuito de motivar e incentivar ao trabalhador com o seu crescimento profissional e pessoal, por isso ele é um benefício concedido somente a trabalhadores que atuam no regime de contratação das empresas privadas.

O cadastro do PIS é feito através da Caixa Econômica Federal (Caixa PIS), esse cadastro é inteiramente gratuito, basta apenas o cidadão comparecer a uma agencia da Caixa Econômica Federal mais próxima a sua região, é importante estar com toda a documentação pessoal completa e principalmente o seu comprovante de residência para que o cadastro possa ser realizado.