Calendário PIS 2018

Desde o dia 28 de julho de 2018 que o Calendário PIS 2018, que corresponde ao PIS pago pelo Governo ao trabalhador entre 2017 e 2018, já está em vigor para beneficiar milhares de trabalhadores brasileiros que atuam no setor privado com o Abono Salarial. De acordo com o Ministério do Trabalho (MTPS) o PIS deverá pagar R$ 14,8 bilhões a mais de 22, 3 milhões de beneficiários em todo o território nacional. E, a grande maioria dos trabalhadores sempre aguarda com expectativa a divulgação do calendário, uma vez que já planejam o uso que farão com o dinheiro recebido.  Confira a seguir a tabela completa e as novas regras do Programa.

Calendário PIS 2018
Calendário PIS 2018

Calendário PIS 2018

Como se pode observar, o calendário PIS 2018 inicia os seus pagamentos em julho e se encerra em Junho, cuja data de pagamento do referido mês é 16 de março de 2017. Porém, todos os beneficiários deverão sacar o seu PIS até, no máximo, 30 de Junho de 2017, caso o contrário, perderá o beneficio deste ano.

Quando o trabalhador não faz a retirada do seu PIS, o valor retorna para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Em outras palavras, o beneficio não é cumulativo e por isso você deverá ficar bastante atento para não perder os prazos.

Diferenças do PIS, PASEP e Abono Salarial

Com bastante frequência, as siglas “PIS”, “PASEP” e “Abono Salarial” são confundidas. Abaixo você poderá conferir quais as suas diferenças para não haver mais confusão.

  • Abono Salarial: o Abono é o pagamento do trabalhador, e esse termo é a lei para a realização do pagamento;
  • PIS: o PIS significa Programa de Integração Social, e é um programa que beneficia trabalhadores de empresas privadas;
  • PASEP: já o PASEP é um programa que beneficia trabalhadores de empresas públicas, sua sigla significa Programa de Formação do Servidor Público.

Tabela PIS 2018

Confira abaixo a tabela de pagamentos do PIS 2018. O abono salarial Caixa é pago aos trabalhadores brasileiros de acordo com o mês de nascimento. De julho a dezembro, são pagos os benefícios dos nascidos no segundo semestre do ano. Quem nasceu nesses meses, pode receber o abono salarial 2018 no mês de nascimento. Já que nasceu no primeiro semestre, tem direito a sacar o benefício entre janeiro e março, com os valores já reajustados pelo novo salário Mínimo. Confira a tabela abaixo:

Calendário PIS 2018
Calendário PIS 2018 – Tabela PIS 2018 de pagamentos do Abono Salarial

Novas Regras PIS 2018

O PIS 2018 veio com novidades. A partir de agora o valor do beneficio será pago proporcionalmente ao tempo de trabalho executado pelo beneficiário. Até o ano passado, todos que possuem direito ao Abono Salarial recebiam o valor de um salário mínimo vigente.

Todavia, a alteração do pagamento é fruto da Lei 13.134/15. Desta forma, quanto mais meses forem comprovadamente trabalhados maior será o valor do PIS, cujo “teto” será de um salário mínimo vigente. Para saber quanto você irá receber precisará fazer o seguinte cálculo: tome o número de meses trabalhados no ano anterior e multiplique por 1/12 do salário mínimo 2018 (que para o ano de 2018 é de R$ 937,00). O resultado dessa conta é o valor que irá receber.

Mas fique atento: considera-se para o cálculo o período em que você trabalhou 15 dias ou mais que são contados como mês integral.

Valor do PIS 2018

Tabela PIS 2018 - Valores Atualizados PIS 2018
Tabela PIS 2018 – Valores Atualizados PIS 2018

Com a mudança das regras do PIS 2018, o pagamento do Abono salarial passa a ser proporcional ao tempo trabalhado durante o ano base. Assim, só terá direito ao valor do PIS integral quem trabalhou por pelo menos 345 dias com carteira assinada no ano base.

O teto do PIS corresponde a 1 salário mínimo vigente na data de liberação do benefício (e não na data de saque). Para saber mais sobre o seu abono salarial, confira abaixo a tabela PIS 2018 com os valores do PIS de acordo com o tempo trabalhado:

Quem tem direito ao PIS 2018?

Quanto aos requisitos para se ter direito ao recebimento do PIS, eles continuam os mesmos, como se pode observar:

  • O trabalhador deverá ter realizado suas atividades profissionais na empresa privada com carteira assinada;
  • Deverá estar cadastrado no PIS pelo período mínimo de 5 anos;
  • Ter recebido como remuneração média até dois salários mínimos no período de apuração;
  • Ter trabalhado para a Pessoa Jurídica, no mínimo, 30 dias que podem ser consecutivos ou não, no ano-base considerado para a devida apuração;
  • Ter os seus dados corretamente informados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) pelo seu empregador que deverá enviar para o Ministério do Trabalho.

Leia mais sobre: Seguro Desemprego 2018.

Quem não tem direito ao PIS

Vale lembrar que muitos trabalhadores não tem direito ao abono salarial Caixa, mesmo trabalhando com a carteira assinada, e tendo cadastro no PIS há mais de 5 anos. Confira abaixo quais as classes trabalhistas não têm direito de receber o Abono Salarial 2018:

  • Trabalhadores do setor público;
  • Trabalhadores que ainda não completaram 5 anos de cadastro no PIS;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais e urbanos que trabalhem para pessoa física;
  • Diretores de empresa sem vínculo empregatício;
  • Trabalhadores cuja média salarial ultrapassar 2 salários mínimos ao mês;

Consulta PIS 2018

Caso você ainda tenha dúvidas sobre se tem direito a receber o PIS 2018 da Caixa, ou quer saber o valor ou a data de pagamento do calendário PIS 2018, você ainda poderá consultar o valor do PIS através do portal da Caixa Econômica Federal. Basta seguir os passos indicados abaixo:

  1. Acesse o portal da Caixa Econômica Federal.
  2. Clique no menu lateral “Para Trabalhadores”, à esquerda do layout da página;

    Consulta PIS 2018 - Portal Caixa Econômica Federal
    Consulta PIS 2018 – Portal Caixa Econômica Federal
  3. No menu aberto à direita da da página, ou na parte de baixo, clique na opção “PIS”;

    Consulta PIS 2018 - Acesso ao Portal Cidadão
    Consulta PIS 2018 – Acesso ao Portal Cidadão
  4. Abrirá a página institucional do PIS 2018 da Caixa Econômica Federal. Aqui você poderá consultar diversas informações sobre o abono da Caixa em primeira mão. Para prosseguir com a consulta do calendário PIS 2018, clique no botão laranja “Consultar pagamento”;

    Consulta PIS 2018 - Consulta Saldo Abono salarial
    Consulta PIS 2018 – Consulta Saldo Abono salarial
  5. Você chegou à página de consulta do Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. Digite o número do NIS (presente no cartão cidadão) e a senha da internet. Se você não tiver uma senha, clique no botão “Cadastrar Senha, na parte inferior da página;

    Consulta PIS pela Internet
    Consulta PIS pela Internet
  6. Finalmente, ao acessar o portal Cidadão Caixa, clique na guia “PIS” na parte superior, e confira o saldo e a data de liberação do abono salarial Caixa.

Como Realizar o Saque do PIS 2018?

saque do benefícioPara sacar o PIS 2018 você deverá consultar o PIS e a tabela de pagamentos para verificar qual é a data que seu beneficio será disponibilizado para o saque. Depois você deverá comparecer a uma agência da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui ou Casas Lotéricas e apresentar o seu documento de identificação com foto. É aconselhável levar também a sua Carteira de Trabalho (com o número do seu PIS) e o Cartão Cidadão para agilizar o atendimento.

Você pode sacar o PIS utilizando o Cartão Cidadão e também cartões da Caixa Econômica Federal. Para receber através do cartão da Caixa, basta que você possua uma conta no banco, dessa maneira, o benefício será depositado diretamente na sua conta.

Dúvidas sobre o PIS 2018

Dúvidas Calendário PIS 2018Se você ainda tiver dúvidas sobre o seu abono salarial Caixa, pode entrar em contato com os canais de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Telefone para contato

  • 0800 726 0207 – Central de atendimento Caixa-cidadão. A ligação para esse número é gratuita e a central de atendimento funciona de segunda à sexta, das 8h às 21h, e nos sábados, das 10h às 16h,  de telefones fixos e celulares.

Perguntas frequentes sobre o PIS

A Caixa disponibiliza uma página com todas as informações importantes sobre o abono PIS 2018, respondendo as perguntas mais frequentes sobre o tema. Para acessar, clique AQUI.

Prazo para Sacar o Calendário PIS 2018

O Calendário PIS estipula um prazo para a realização do saque, e os beneficiários do programa devem sacar até esse período, caso você não saque, o valor do programa dificilmente será prorrogado, como é caso de outro programas sociais.

Se você não sacar na data estipulada você não receberá o benefício em tal ano e o valor retorna ao FAT (Fundode Amparo ao Trabalhador).

Não Recebi o PIS, Mesmo Dentro do Prazo

Caso você esteja de acordo com os prazos do Calendário PIS 2018 e compareceu a alguma agência ou caixa eletrônico para realizar o saque e o valor não estava lá, você deve realizar alguns procedimentos:

  • Comparecer ou ligar para o atendimento do banco, que no caso do Programa PIS, é a Caixa Econômica Federal;
  • Ou ainda, rever se você cumpre todos os requisitos do programa para receber o valor do benefício.

Documentos Necessários para Sacar PIS 2018

Os documentos para realizar o saque são poucos, confira:

  • Cartão Cidadão;
  • Cartão da Conta Caixa.

E se você precisar falar com algum atendente será necessário alguns dos documentos abaixo:

  • Carteira de Trabalho;
  • CNH;
  • RG.

Quando sai o Calendário PIS

Normalmente o calendário do PIS é público duas vezes por ano, entre o meses de dezembro e janeiro e entre junho e julho. Fique sempre atento as datas e não perca o seu benefício!

Espero que este artigo tenha te ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida, utilize os campos abaixo para enviar a sua mensagem.