Como saber o número do PIS?

PIS significa programa de inclusão social, é um dos maiores programas do Governo Federal é a finalidade do programa é assegura os programas do Governo Federal, tais como, seguro desemprego, abono salaria, FGTS entre outros programas sociais. Por ser um documento tão relevante para o trabalhador, é fundamental que esse entenda como saber o número do PIS, em quais documentos pode encontrar o número do PIS, e como consultar o número do PIS pela Internet.

Como saber o número do PIS
Como saber o número do PIS

Número do PIS

O número do PIS é emitido quando você resolve começa a sua vida no mercado de trabalho, o benefício é concedido a trabalhadores que atuam dentro de empresas privadas é o mesmo é destinado somente a essa classe trabalhadora, quando você solicita a sua carteira de trabalho, é emitido a sua numeração.

A carteira assinada obriga a empresa a efetuar o cadastro do programa, essa numeração deve ser guardada pois é o a numeração que vinculo o trabalhador aos programas sociais.

Em quais documentos está o número do PIS?

Você pode encontrar o número do Programa de Integração Social nos seguintes documentos:

  • Na carteira de Trabalho – Junto com os dados do cidadão, na primeira página;
  • No cartão Cidadão – O número do PIS é o número impresso no cartão cidadão Caixa;
  • No cartão Bolsa Família – O número do PIS é o número impresso no cartão do Bolsa Família;
  • Na carteira de Identidade – Nos modelos mais novos de RG, o número do PIS está impresso no documento como “PIS/PASEP”, mas só se o trabalhador fez a via da identidade após já ter cadastro no PIS.

Se você não tiver nenhum desses documentos em mãos para comprovar o Cadastro no PIS, você pode tirar uma segunda via da guia de emissão do PIS a qualquer momento em uma agência da Caixa Econômica federal gratuitamente, bastando apresentar um documento de identificação do trabalhador.

Como consultar o número do PIS?

A consulta ao programa é algo que causa muita dúvida ao trabalhador, por falta de informação muitas pessoas não sabem que é possível realizar a consulta do PIS pela internet.

A numeração do PIS costuma vim na carteira de trabalho, mais se por algum motivo você perdeu todos os documentos que tenha essa numeração, veja como consultar.

  • Uma opção também é obter essa numeração através do cartão cidadão, caso você tenha;

Para descobrir o número do PIS pela internet, basta seguir esses passos:

  • Acese o portal Dataprev, através desse link: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml;
  • Clique em Inscrição>Filiado;
  • Preencha todos os dados solicitados em “Dados Básicos”;
  • Preencha pelo menos 1 documento dos “Documentos auxiliares”;
  • Digite o código da imagem e clique em continuar;
  • Se todos os dados foram digitados corretamente, uma mensagem em vermelho vai aparecer, informando que o cadastro CNIS já existe, e informando o número do PIS do trabalhador.
Como saber o número do PIS pela Internet
Como saber o número do PIS pela Internet

Você pode consultar através do DATAPREV (www.dataprev.com.br), no site será necessário apenas informar alguns dados pessoais, tais como data de nascimento, CPF, nome completo e o documento de identificação pessoal, conhecido como RG.

Finalizando o preenchimento em seguida aparecerá a numeração do seu PIS.

Através da numeração do seu CPF no próprio site do DATAPREV é possível realizar a consulta da numeração do seu PIS.

Para que serve o PIS?

O PIS é a numeração que vincula o trabalhador a todos os programas de contribuição social.

Programas tais como o seguro desemprego, abono salarial 2018, FGTS entre outros benefícios e programas administrados e assegurados pelo o Governo Federal.

Quem tem direito ao PIS?

  • Trabalhadores com cadastro mínimo de 5 anos no programa;
  • 5 anos registrado em carteira assinada;

Ter cadastro ativo é atualizado no RAIS (Esse cadastro é atualizado e fornecido pela a empresa);

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Receber no mínimo 2 salários mínimos nacionais.

Onde posso sacar o PIS?

O programa em parceria com um dos maiores bancos que é a Caixa Econômica Federal, é o principal responsável em administrar, organizar e transferir todas as verbas aos beneficiados com o programa.

Caixa PIS 2018
Caixa PIS 2018 – Calendário PIS Caixa 2018, Quem tem direito ao PIS, Como Consultar o PIS 2018

Se o beneficiário por acaso perde o prazo de saque do benefício, o mesmo perde o direito a receber o dinheiro, o programa PIS 2018 não é acumulativo, sendo assim, se por acaso você não sacar o dinheiro dentro do prazo, o dinheiro é recolhido de sua conta, é destinado ao Governo, no próximo ao se você for legível a receber o PIS, você não sacará dois benefícios, terá direito a somente um saque do PIS.

É importante fica atento (a) aos prazos de saque, para que possam conta com uma renda a mais que complemente o seu orçamento.