PASEP 2018

O PASEP 2018 (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), é um programa do Governo Federal destinado aos funcionários de empresas públicas. No ano de 2018 o calendário PASEP 2018 e seu abono salarial sofrerão diversas alterações, entre elas a mudança das datas de pagamento do abono salarial do servidor público.

O programa PASEP é uma remuneração extra que acrescenta anualmente o rendimento do servidor. Funcionário público estadual, federal ou municipal pode receber o benefício do PASEP, desde que atendam aos requisitos de participação do programa.

PASEP 2018
PASEP 2018

O Governo Federal junto com o Banco do Brasil e o Ministério Público pagam o benefício no valor de um salário mínimo ao servidor público, com esse valor disponibilizado o trabalhador pode ter uma estabilidade financeira.

Calendário PASEP 2018

Os pagamentos do PASEP 2017/2018 já estão sendo realizados, e nesse ano serão pagos até o dia 30 de junho de 2018, o indicado é que você saque o benefício o quanto antes, pois assim como o PIS 2018, o PASEP não é um benefício acumulativo, ou seja, se por algum motivo você não realizar o saque até o dia disponível, perderá tal valor. E se no próximo ano você tiver direito de participar do PASEP, o valor do ano anterior não poderá ser retirado, é permitido que seja retirado apenas o saque do ano atual do benefício.

Tabela PASEP 2018

A tabela PASEP 2018 é organizada através do último digito do número do PIS de cada trabalhador, diferente da tabela do PIS, que é organizada através da data de nascimento do beneficiário. Confira abaixo a tabela PASEP 2018 junto com a data de pagamento do abono salarial 2018 :

Tabela PASEP 2018
Tabela PASEP 2018

Valor do PASEP 2018

O valor do PASEP tem como referência e é pago de acordo com o valor do salário mínimo 2018 nacional de cada ano, esse ano o valor em vigência é de R$ 937,00. Se você deseja saber quanto tem a receber do Banco do Brasil, pode realizar uma consulta PASEP e descobrir o saldo disponível para realizar o saque.

O valor pago pelo PASEP 2018 a cada trabalhador é proporcional ao tempo de trabalho do ano base de cada um. Se você deseja receber o benefício PASEP deve estar ativo no mercado de trabalho e realizando suas atividades funcionais. Confira abaixo a tabela de valores de acordo com o tempo trabalhado:

Tabela de Valores de Pagamentos
Tabela de Valores de Pagamentos

Como sacar o PASEP 2018

O PASEP é um benefício do Governo Federal, administrado pelo Banco do Brasil, sendo ele, responsável por repassar, administrar e gerir a verba aos contemplados com o benefício. Dessa forma, o saque do benefício só pode ser realizado em uma agência do Banco do Brasil ou em redes conveniadas.

Agência do Banco do Brasil
Agência do Banco do Brasil

Quem tem direito ao PASEP 2018

Para ter o direito de participar do programa é necessário apenas que o trabalhador se enquadre à alguns requisitos mínimos do programa. Confira abaixo os principais requisitos:

  • É preciso ter no mínimo 5 anos de cadastro ativo no PASEP;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior ao vigente;
  • Receber até dois salários mínimos nacionais mensais.